A Revolução industrial 4.0
De acordo com especialistas, essa mudança irá gerar impactos na forma como nos relacionamos e até nos lugares mais remotos do planeta.
Esse processo acontece depois de três revoluções significativas para o mundo.
1°-Saída do processo manual para o mecanizado, no período de 1760 a 1830.
2°-A introdução da eletricidade, permitindo a manufatura em massa, de 1850 até meados do século 20.
3°-A chegada da tecnologia da informação (TI), as telecomunicações e a eletrônica, isso por volta do século 20 em diante.
Charlie Chaplin no filme Tempos Modernos de 1936, retratava a vida da mão de obra baseada na divisão de trabalho. Apertando parafusos todos em sequência, características da linha de montagem da época, em que se dava para a condução da produção em massa.
Foto: Filme tempos modernos
A revolução industrial 4.0 deve acabar com cerca de 5 a 7 milhões de empregos, nos países mais industrializados do mundo, devido a automatização dos processos.
Em 2018 ja contamos com diversas Startups voltadas para este mercado crescente, isso se passa desde um supermercado sem atendentes da Amazon lançado recente, até a robô Sophia, que ainda também se encontra em testes, e que neste caso ainda não possui um corpo completo para se locomover.
Com a introdução de tecnologias como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data etc. As empresas tendem a se tornarem mais disruptivas.
O avanço da automatização irá gerar grandes impactos, tanto para as empresas quanto para as pessoas. Pois esta cada vez mais aparente a chegada e a socialização da inteligência artificial, deixando pessoas e empresas praticamente obrigados a serem disruptivos.
Todas as empresas terão que ter maturidade para se ajustarem e inovarem, durante este processo de transição da terceira para a quarta revolução.
E você, ja está se preparando para a revolução 4.0?
Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais!
Por: Gestor Mobile | Eduardo Araujo
Comentários
Postar um comentário