Atlas | Humanóide
Atlas que vem sendo desenvolvido desde 2013, pela Boston Dynamics em parceria com a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency, agência do governo dos Estados Unidos).
Em 2015 o humanóide recebeu componentes e capacidade de realizar algumas tarefas domésticas, tais como varrer o chão, empurra objetivos e passar aspirador.
De acordo com o último vídeo divulgado pela empresa, o Atlas ja se comporta de maneira totalmente versátil, pula obstáculos com uma facilidade sem igual.
Veja abaixo:
Veja abaixo:
Vídeo: Boston Dynamics
No vídeo é possível ver o Atlas fazendo Parkour, características de atletas que a utilizam para pular obstáculos com agilidade e precisão.
Vale lembrar que a Boston Dynamics foi comprada pela Google ainda em 2013, e que a Google faz parte da empresa Alphabet que comanda todas as subsidiárias.
Veja também:
Em comparação com o primeiro modelo criado e com o recém lançado, vemos uma grande evolução.
Em comparação com o primeiro modelo criado e com o recém lançado, vemos uma grande evolução.
Foto: Boston Dynamics
O robô que hoje pesa 11kg e mede cerca de 1,5m possui um sistema avançado de cordenação de braços, pernas e tronco deixando ele móvel e dinâmico.
Segundo a empresa, ele está sendo desenvolvido para resgates em lugares que o ser humano não será capaz de conseguir, desarmamento de bombas etc. E que não será usado para combate em guerras.
O sistema do Atlas é composto por diversos sensores, inclusive em 3D que o ajuda a ter noção de espaço, para que possa trabalhar com grande volume e ocupando o mínimo de espaço possível.
Hoje ele é capaz de andar em meio a terrenos acidentados, se empurrado consegue manter o equilíbrio, e consegue se levantar caso venha a cair.
Pelo que se percebe o robô é controlado remotamente, no entanto a empresa não divulga como ele é realmente controlado.
Más alguns de seus sensores são autônomos o que lhe permite fazer manobras e caminhar em diferentes terrenos, de gelo a pedras.
Para as próximas versões podemos aguardar ele ainda mais sofisticado, se tratando de umas das maiores companhias de fabricação de robôs do mundo.
Acredito que ainda seremos capaz de vêlo correndo pelas ruas, e utilizando de inteligência artificial para se comunicar.
Acredito que ainda seremos capaz de vêlo correndo pelas ruas, e utilizando de inteligência artificial para se comunicar.
Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais!
Por: Gestor Mobile | Eduardo Araujo
Comentários
Postar um comentário